Notícias
MD Explorer® chega ao Brasil para concorrer com o Agusta A109 Grand New e Bell 429
There are no translations available.

Helicóptero, que usa a exclusiva tecnologia NOTAR® (sem rotor de cauda), é o biturbina leve mais seguro, mais espaçoso e mais silencioso da categoria

São Paulo, SP – 30 de março de 2012 – O Helicentro, distribuidor exclusivo no Brasil do fabricante MD Helicopters, anunciou hoje a venda do primeiro MD Explorer para o país, que chega a São Paulo em abril.

O MD Explorer é um helicóptero biturbina, de porte leve, que apresenta a maior cabine funcional de sua categoria (4,89 m³). Utilizado no mundo todo para os mais diversos tipos de operação – corporativo, militar, segurança pública, aeromédico, transporte de carga - o MD Explorer voa rápido, com velocidade de cruzeiro de 252 km/h. É certificado para vôo IFR (instrumento) diurno e noturno, incluindo vôo IFR (instrumento) Single Pilot na categoria A. “Certificação na categoria A significa que o helicóptero pode continuar voando com uma só turbina no caso de uma eventual falha em um dos motores”, explica Ricardo Zuccolo, diretor-presidente do Helicentro

O MD Explorer usa o exclusivo sistema antitorque NOTAR (Sem Rotor de Cauda), desenvolvido pela Boeing, que substitui o rotor de cauda tradicional por um fan embutido entre a fuselagem e a cauda do helicóptero, aspirando e empurrando o ar ambiente através da cauda para executar o controle antitorque e direcional. Essa tecnologia inovadora, usada exclusivamente pela MD Helicopters, torna o MD Explorer o mais silencioso de sua categoria, característica muito importante para vôos em áreas urbanas ou regiões com restrições a ruído ou operações de reportagem aérea e segurança pública, entre outras.

Eliminando o rotor de cauda, o NOTAR elimina o perigo de acidentes, como atingir árvores e outros obstáculos em situações emergenciais ou restritas de pouso. O sistema também aumenta a margem de segurança de forma significativa para o pessoal em solo, já que permite a aproximação de pessoas nos 360° da aeronave, o que é ainda mais relevante quando se opera em áreas de pouso restrito. Setenta por cento (70%) dos acidentes relacionados ao rotor de cauda são evitados com o NOTAR.

O MD Explorer foi concebido para segurança de seus ocupantes e absorção de impacto para até 30Gs a 30 pés por segundo. Nenhuma outra aeronave biturbina ou monoturbina leve chega perto dessa capacidade.

Sua autonomia é de 3.4 horas de vôo e o alcance de mais de 500 km. O MD Explorer tem capacidade para um piloto e mais sete passageiros.

O MD Explorer não utiliza magnésio em qualquer parte de sua estrutura, transmissão ou motores. Sua estrutura de material composto é resistente à corrosão. Ricardo Zuccolo explica que “a ausência de magnésio é fundamental para operadores off-shore e regiões de grande umidade, porque assegura que os componentes vão durar o tempo estimado pelo fabricante, mesmo voando em áreas florestais ou ambientes marítimos e agressivos.”

O MD Explorer conta ainda com reduzido custo operacional direto (USD 650,00 por hora de vôo), resultado da presença da mais moderna tecnologia em seu desenvolvimento, eliminando eixo, rolamentos e caixa de transmissão, bem como reduzindo a vibração geral da aeronave. Tem manutenção simples e reduzida, tendo todo seu comportamento monitorado por um sistema inteligente que informa ao operador de qualquer necessidade de ajuste ou alteração.

Com dois motores modelo PW207E da canadense Pratt & Whitney e 750 shp em cada motor, o MD Explorer possui a maior carga útil da categoria biturbina leve.  Com peso bruto máximo de 2.948kg, tem potência mais do que suficiente para decolar e pousar em plataformas elevadas.

Em janeiro de 2012 o MD Explorer mais voado no mundo, que pertence à polícia de West Yorkshire na Inglaterra, ultrapassou a marca de 14.000 horas de vôo, comprovando a confiabilidade da aeronave.

Além do MD Explorer, a linha de produtos MD também inclui os modelos MD 500, MD 530F, MD 520N, MD 600N, todos presentes no mercado brasileiro.  Além de distribuidor exclusivo MD Helicopters para o território brasileiro, o Helicentro é também Centro Autorizado de Serviços MD e oferece todo o suporte aos operadores MD no Brasil.

O MD Explorer tem preço final de venda a partir de USD 6.200.000,00 na configuração padrão.

Clique aqui para mais informações e a galeria de fotos e vídeos do MD Explorer. Para fotos em média e alta resolução, clique aqui.

Contato sobre o Helicentro, a MD Helicopters e seus produtos

Ricardo Zuccolo, diretor-presidente, Helicentro Ltda.

This e-mail address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it

cel. +55 11 3751-2000

Sobre o Helicentro Ltda. – Fundado em 1994, o HELICENTRO® é o primeiro Centro de Serviços Especializados para Helicópteros de São Paulo localizado fora dos aeroportos da capital. Até a fundação do HELICENTRO®, na prática os operadores dispunham somente dos aeroportos de Congonhas e Campo de Marte. A idéia pioneira de reunir todos os serviços exclusivos para helicópteros em um mesmo local fez com que seu nome – a marca registrada HELICENTRO®- acabasse por se tornar praticamente sinônimo da atividade que a empresa desempenha. Em 18 mil m2 de área total, os clientes encontram serviços exclusivos em uma completa infraestrutura: três hangares, centro de serviços de manutenção, sistema de reabastecimento Shell Aviation, sala VIP, sala de pilotos, estacionamento para veículos e segurança 24 horas. Homologado pela Agência Nacional de Aviação Civil - CHE 9605-02/ANAC - o HELICENTRO® é membro da HAI (Helicopter Association International) e entidade-membro do CNPAA (Comitê Nacional de Prevenção de Acidentes Aeronáuticos).  A marca zero acidentes em toda a história da empresa reflete o elevado nível de segurança nas operações e serviços do HELICENTRO®. Para mais informações, visite www.helicentro.com.br.

Sobre a MD Helicopters, Inc. – A MD Helicopters é um dos principais fabricantes de helicópteros militares e comerciais do mundo. As aeronaves que compõe a linha de produtos MD são reconhecidas por seu desempenho, versatilidade e valor agregado.  Fazem parte da linha de helicópteros da MD o biturbina MD Explorer® e os monoturbinas MD 600N®, MD 520N®, MD 500E® e MD 530F®. A tecnologia anti-torque NOTAR® é usado exclusivamente pela MD Helicopters. A empresa tem sede na cidade de Mesa, Arizona, nos Estados Unidos.  Para mais informações, visite www.mdhelicopters.com.