VTEM SlideshowVTEM SlideshowVTEM SlideshowVTEM SlideshowVTEM SlideshowVTEM SlideshowVTEM SlideshowVTEM SlideshowVTEM SlideshowVTEM Slideshow
MD 902 Explorer

O MD 902 Explorer é um helicóptero biturbina, de porte leve, que apresenta a maior cabine funcional de sua categoria (4,89 m³), tudo isso com baixo custo operacional.


O MD 902 Explorer voa rápido (velocidade de cruzeiro de 252 km/h), é certificado na categoria A (permite o vôo com uma só turbina no caso de uma eventual falha na segunda), não utiliza Magnésio em qualquer parte de sua estrutura, transmissão ou motores (a estrutura de material composto é resistente à corrosão em ambientes marítimos e agressivos) e ainda utiliza o sistema anti-torque avançado NOTAR® (Sem Rotor de Cauda), mais seguro e silencioso da categoria. O helicóptero está certificado para vôo IFR diurno e noturno, incluindo vôo IFR Single Pilot na categoria A, único da categoria com esta capacidade.


O motor utilizado é composto por duas turbinas Pratt & Whitney PW 207E com FADEC (controle operacional eletrônico do motor), permitindo maior segurança na partida e monitoramento do motor, com uma potência máxima de 800 shp cada. 


O MD 902 Explorer é utilizado no mundo todo para diversos tipos de operações, tais como:

Corporativo

Segurança Pública

Aeromédico 

Transporte de Carga

Militar


A dimensão do helicóptero o permite operar em áreas restritas e de pouco acesso. A autonomia é de 3.1 horas de vôo e o alcance de mais de 500 km. O MD 902 Explorer tem capacidade para 1 piloto + 7 passageiros ou 1 piloto + 1 co-piloto + 6 passageiros.


O MD 902 Explorer tem a Segurança em 1º Lugar, apresentando:

Resistência à impactos de força 30G

Assentos a prova de choque para tripulação e passageiros: 30G’s a 30 ft/9.2 m por segundo 

Sistema de combustível resistente à fortes impactos (Part 27 Crash Resistant)

Cabine e Cockpit resistente à fortes impactos (Crashworthy A-Frame)

Single Pilot – IFR, categoria A (capacidade de realizar vôo instrumento, com um piloto, com uma turbina inoperante)


O sistema Boeing NOTAR® (No Tail Rotor / Sem Rotor de Cauda) tem as seguintes características:

Acesso à locais restritos e aproximação de pessoas nos 360° da aeronave;

Elimina o rotor de cauda, protegendo pessoas em vôo e no solo (70% dos acidentes relacionados ao rotor de cauda são evitados com o NOTAR®)


Além da maior segurança, o Sistema NOTAR® é responsável por uma redução drástica do nível de ruído e de vibração da aeronave (o nível mais baixo da categoria).


O MD 902 Explorer conta ainda com reduzido custo operacional direto (USD 600,00 por hora de vôo), resultado da presença da mais moderna tecnologia em seu desenvolvimento, eliminando eixo, rolamentos e caixa de transmissão, bem como reduzindo a vibração geral da aeronave.


Além do baixo custo, o MD 902 Explorer apresenta uma Manutenção Simples e Reduzida, tendo todo seu comportamento monitorado por um sistema inteligente que informa o operador de qualquer necessidade de ajuste ou alteração.


Em janeiro de 2012 o MD 902 Explorer mais voado no mundo (West Yorkshire Police - Inglaterra) ultrapassou a marca de 15.000 horas de vôo, comprovando a confiabilidade da aeronave.


MD902 Explorer - Descrição Técnica

MD902 Explorer - Equipamentos Opcionais